top of page

Como vencer a timidez


Se você se identificar com alguma das frases abaixo, talvez esteja encontrando dificuldades em lidar com sentimentos desagradáveis gerados pela timidez. Saiba o que é a timidez, como se desencadeia e algumas dicas de como poderá superá-la.

“Sempre acho que as pessoas vão falar mal de mim e acabo não me permitindo fazer coisas que eu gostaria”.

“Em diversas situações a timidez me atrapalhou muito, principalmente no trabalho e em relacionamentos amorosos”.

“Não me sinto confortável em demonstrar para o outro como me sinto. Fico insegura e com medo da pessoa não gostar de mim. Acabo sempre me fechando”.


Estas são algumas frases comuns ditas por pessoas que se sentem tímidas e sabem o quanto este é um sentimento desagradável e que prejudica suas vidas.


Em geral, quando a pessoa se percebe tímida está relacionado ao fato de sentir medo de algumas situações, especialmente aquelas em que se sente ameaçada por uma autoridade ou pessoas desconhecidas, com quem não tem nenhum vínculo afetivo anterior.


O medo é uma reação automática do corpo que prepara o organismo para lutar ou para fugir, logo ocorrem algumas reações como: o coração dispara, o suor toma conta da pele, os músculos se contraem para entrar em ação e a respiração se torna mais acelerada. Estas são algumas das reações notadas por uma pessoa tímida quando se vê numa posição em que de alguma forma precisa se expor.


Ao se perceber nervosa, a pessoa fica ainda mais nervosa, acreditando que todo mundo está vendo como ela está se sentindo, iniciando assim uma série de fantasias que lhe trará inúmeros medos e angústias.


A reação de timidez traz para a pessoa desconforto, sentimento de menos valia e embaraço, podendo gerar no outro uma impressão errada, ou seja, em vez de tímida a pessoa pode acabar sendo vista como antipática ou que não quer se aproximar de outras pessoas. Trata-se ainda de um grande conflito interno, pois faz com que a pessoa escolha não ser vista, enquanto no fundo deseja profundamente ser notada e reconhecida.


Reações excessivas de timidez comprometem de maneira negativa o contato interpessoal para novas amizades, trabalhos e relações amorosas, dificultando a possibilidade de desfrutar de experiências positivas.


Tímidos tendem a evitar situações que podem gerar ansiedade e apresentam dificuldade em habilidade sociais, manifestando sentimento de solidão e isolamento, que muitas vezes podem levar à depressão.


A psicoterapia pode colaborar na medida em que possibilitará a pessoa a entender melhor seu próprio mundo e descobrir formas de conviver com a timidez, não deixando mais que ela interfira tão negativamente em suas vidas.

Veja abaixo algumas dicas de como vencer a timidez:


  • Não fuja de seus medos

Não interessa o quanto você queira ignorar suas dificuldades, elas continuarão a existir. Por isso o importante é admitir quais são seus medos e receios e buscar formas de resolver estes problemas, não deixando assim que eles te dominem.

  • Supere o passado, arrisque

Ficar preso em situações que foram desagradáveis no passado, apenas fará aumentar a ansiedade e o medo de errar novamente. Ter medo de errar é comum, mas lembre-se que fizer algo e falhar, ainda assim será mais produtivo do que ficar paralisado.

  • Renuncie o perfeccionismo

É muito doloroso tentar ser quem você não é . Não é possível ser perfeito ou tentar manter a aparência o tempo todo. Aceitar que não pode agradar todo mundo te ajudará a ter uma autocrítica menos negativa. Além disso, poderá avaliar e lidar melhor com o que acredita ser suas imperfeições.

  • Pratique habilidades sociais

As habilidades sociais, como qualquer outra habilidade, podem ser cultivadas e desenvolvidas por meio da prática. A experiência possibilita a ampliação de recursos pessoais para lidar com o outro. Com o tempo irá perceber que a interação com as pessoas se tornará algo natural.


Saiba Mais Sobre
 Dicas e Tratamentos
bottom of page