Ansiedade antes do casamento

 

O casamento significa uma mudança de vida importante, sendo esperado que esta mudança traga expectativas antes do casamento.  Surgem então as ansiedades, seja pelos preparativos para a festa, pela organização da nova casa ou  pela mudança que a união implicará no relacionamento do casal e com as respectivas famílias.

 

Normalmente este é um período que vem acompanhado de muitas felicidades e conquistas, mas também podem gerar inseguranças e angústias. Com o passar dos meses, com o grande dia se aproximando, as inevitáveis dúvidas começam a surgir: Será que vai dar tudo certo? E se alguma coisa não sair como planejei? Será que vou conseguir lidar com toda essa pressão que estou sentindo?

 

Algumas noivas começam a sentir-se cada vez mais ansiosas, podendo surgir sintomas como: insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, dores de cabeça ou enxaquecas, alergias, gastrite e crises de choro.

 

É neste momento que é preciso estar alerta. O alto nível de ansiedade muitas vezes se transforma em estresse, podendo gerar alguns conflitos entre as pessoas próximas à noiva (família e amigos) ou até mesmo acarretar numa discussão entre o casal por pequenos detalhes. Essas questões podem fazer a noiva se sentir culpada e deprimida.

 

 

Noivas, fiquem atentas e vejam algumas dicas de como lidar com a ansiedade gerada pelo casamento:

 

  • A família costuma ficar mais emotiva com a chegada do casamento, por isso é importante compreender que apesar de algumas dificuldades, é um dia muito especial para todos os envolvidos. Manter um diálogo transparente e respeitar o seu próprio tempo pode ser um bom caminho.

 

  • É natural que nos momentos de ansiedade surjam alguns pensamentos negativos, o importante é não deixar que eles te dominem.  Anote em um papel todos seus medos, angústias e dúvidas. Em seguida procure ocupar a mente com outra atividade que lhe traga prazer. Depois volte para suas anotações e tente analisá-las de maneira racional.

 

  • Compreender e aceitar que você não precisa dar conta de administrar todos os problemas que envolvem o momento do casamento é uma ótima maneira de diminuir a ansiedade.

 

  • Entenda que estar envolvida com o casamento não significa dar conta de tudo. É importante saber seus limites e pedir ajuda ao noivo, à família e aos amigos delegando tarefas ou procurar um profissional para auxiliar naquilo que não esteja conseguindo lidar sozinha.

 

  • Exercícios físico ajudam a controlar a ansiedade e o estresse, assim como exercícios de respiração e meditação.

 

O mais importante é não esquecer de cuidar de si mesma e respeitar seus próprios desejos, lembrando que é importante ter tempo para relaxar e se divertir. Só assim conseguirá aproveitar esse momento tão especial em sua vida.

Please reload

Saiba Mais Sobre

Exigir muito de si mesmo

1/10
Please reload

 Dicas e Tratamentos
Please reload