Sem medo de ser feliz

Parece até loucura, mas o que não falta no mundo é gente com medo de ser feliz. E a lista é grande: Medo de se entregar num relacionamento amoroso, medo de fazer aquela viagem dos sonhos sozinho, medo de ser independente, medo de sair de casa, medo de ser abandonada, medo de não dar conta daquele emprego, medo, medo, medo... medo de tanta coisa que a vida acaba passando e a pessoa não percebe quantas oportunidades ficaram para trás.

 

 

O medo que paralisa

 

O medo é importante em determinados momentos, pois nos ajuda a preservar nossa vida. Entretanto, quando este sentimento toma proporções descabidas, pode nos engolir e trazer consequências desastrosas. E aquilo que parecia ser esperteza, poderá passar a ser vivida como covardia.

 

O receio de uma futura perda faz com que a pessoa tenha medo de mudar, acaba optando por uma “zona de conforto” que não lhe faz bem, evitando tudo o que acredita que lhe trará uma dor maior. É claro que a dor poderá em algum momento existir, mas não faz sentido que por isso desistamos de experimentar a felicidade.

 

Existem casos em que a felicidade no passado pode ter sido acompanhada por dores tão intensas que a pessoa não consegue evitar a sensação de que em algum momento essa dor se repetirá caso ela se permitir ser feliz novamente.

 

 

Como superar o medo de ser feliz

 

É muito importante ter em mente que apesar das dores do passado, é possível ser feliz novamente!

 

Por isso, é essencial procurar ajuda psicológica, pois será uma experiência que ajudará a pessoa a digerir antigas experiência e elaborar o sofrimento do passado. Desta forma, o medo que paralisa poderá ser superado,  abrindo então espaço para o reconhecimento de potencialidades e implementação mudanças significativas em sua vida, assim perceberá que a jornada vale a pena e que a felicidade pode ser vivida.

 

 

"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo".

Liang Tzu

Please reload

Saiba Mais Sobre

Exigir muito de si mesmo

1/10
Please reload

 Dicas e Tratamentos
Please reload