Medo de ser criticado

Este é um tema de extrema importância que muitas vezes pode fazer com que a pessoa sinta-se com medo ou incapaz para lidar com atividades do dia a dia, seja na hora de conhecer novas pessoas, ao defender uma posição no trabalho ou mesmo no campo familiar. O sentimento de medo afeta muitas pessoas de maneira negativa, pois o receio em ser julgado faz com que se sintam inseguras e paralisadas para tomar decisões em relação à maneira como desejam conduzir suas próprias vidas.

 

Uma única crítica pode trazer sentimentos variados, como sentir-se desajustado e/ou incompreendido, surgindo barreiras difíceis de serem superadas sozinha e muitas vezes impossibilitando que a pessoa consiga lidar de uma maneira positiva com o olhar do outro.

 

O medo em ser observado, julgado e criticado faz com que a pessoa passe a vida inteira investindo energia e adotando posturas para evitar possíveis críticas. Esse sentimento de medo e insegurança poderá acarretar em reações que num primeiro momento parecem descabíeis, como sentir-se magoado e ofendido, tomando assim uma postura defensiva de isolar-se e/ou permeado por aspectos agressivos com as outras pessoas.

 

Quando baseamos nossos desejos a partir do olhar do outro, perdemos nossa própria identidade e aos poucos vamos nos afastando de nós mesmos e daquilo que realmente somos. Neste caso, inicia-se a difícil luta para agradar as pessoas ao nosso redor.  Aos poucos percebemos uma imensa sensação de vazio, um buraco profundo que parece ser impossível preenche-lo. O ciclo se inicia... e quanto mais tentar agradar o outro, mas poderá se esquecer que o primeiro passo para ser feliz é saber quem você é e como lidar de maneira positiva com seus sentimentos.

 

A psicoterapia tem ajudado inúmeras pessoas a lidar com o medo de ser criticado, auxiliando-as a refletir sobre o medo de decepcionar o outro e o receio de receber críticas. Trata-se de um excelente processo que poderá ajudar na construção de ferramentas para melhorar o autoconhecimento e, consequentemente, a autoestima e o poder de transformação do que causa sofrimento. Quando começar a olhar para si mesmo, poderá estar inteiro para se relacionar com o outro e viver a vida que escolher para si.

 

Please reload

Saiba Mais Sobre

Exigir muito de si mesmo

1/10
Please reload

 Dicas e Tratamentos
Please reload