Dúvida Mais Frequentes
Confira algumas dúvidas relacionadas aos serviços oferecidos pela psicóloga.
01
Qual a importância da Psicoterapia?
Na maior parte do tempo as pessoas estão muito ocupadas em manter o desempenho no emprego e melhorar o status social, preocupadas com a família e com os amigos. A correria demandada no dia a dia dificulta o processo de conhecimento dos verdadeiros anseios e necessidades de cada um. Esse distanciamento do verdadeiro "eu" pode levar à sensação de angústia e de que alguma coisa está fora de lugar.
A psicoterapia é um processo que ajuda no reconhecimento das necessidades e os recursos que cada pessoa dispõe para satisfazê-la, podendo auxiliar na prevenção e no alívio de conflitos psíquico.
A psicoterapeuta é uma profissional capacitada e uma parceira que o acompanha em uma jornada de autoconhecimento, ajudando na compreensão e integração de sentimentos, pensamentos e ações em direção ao bem-estar.
02
Como funciona a Psicoterapia?
Você poderá ligar agendando dia e horário para a primeira entrevista com a psicóloga. O primeiro encontro é o momento em que você e a psicóloga se conhecerão, podendo dialogar sobre os motivos e expectativas que o fez procurar por atendimento psicológico e tirar possíveis dúvidas.
É importante ressaltar que você não precisa necessariamente dar início ao tratamento, pois é importante haver empatia e confiança para que o processo terapêutico consiga fluir. Lembrando que processo terapêutico tem como base fundamental o sigilo profissional, tendo o paciente garantia de estar num ambiente protegido para relatar seus sentimentos e vivências.
Caso decida dar início ao processo psicoterapêutico, serão agendadas sessões semanais e cada consulta tem duração de 50 minutos. O valor das sessões também será acordado com a psicóloga durante a primeira entrevista.
A duração total do processo terapêutico e os resultados da psicoterapia dependem tanto das questões que serão trabalhadas, quanto o nível de motivação do paciente em relação à terapia, ou seja, dependerá muito da participação do paciente.
03
Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
O psicólogo é o profissional graduado no curso de Psicologia, com inscrição regular no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Não é médico, portanto não pode prescrever medicação aos pacientes. Este profissional auxilia na busca de recursos para lidar com as dificuldades demandadas de acordo com a singularidade de cada indivíduo.
O psiquiatra é o profissional formado em medicina e com especialização na área de Psiquiatria. Este profissional está autorizado a tratar os transtornos mentais com medicamentos, enquanto os psicólogos trabalham os aspectos emocionais. Entretanto, é comum em alguns casos que os dois profissionais trabalhem em conjunto visando o bem estar do paciente.
04
Convênio
O atendimento da psicóloga é particular. Para quem tem seguro ou plano de saúde, a maioria dos convênios oferece o ressarcimento total ou parcial do valor das consultas e graças à Resolução Normativa nº 211 da ANS a psicoterapia teve cobertura ampliada de 12 para 40 sessões por ano. Portanto, você tem o direito de solicitar reembolso ao seu convênio de até 40 sessões por ano.
Como solicitar reembolso das consultas psicológicas?
Verifique:
-
Se o seu convênio de saúde faz reembolso de consulta psicológica de acordo com o plano e contrato firmado entre contratante e operadora.
-
Quantidade de sessões liberadas para o reembolso da consulta psicológica.
-
Qual o valor para o reembolso da consulta psicológica.
-
O psicólogo emitirá relatório psicológico e recibo da consulta psicológica. O cliente deverá enviar estes documentos para o convênio de saúde e aguardar o reembolso.
Alguns planos de saúde que trabalham com o sistema de reembolso são:
- Allianz
- Amil
- Bradesco Saúde
- Caixa Econômica
- Golden Cross
- Life Saúde
- Intermédica
- Medial Saúde
- Mediservice
- Notre Dame
- Omint
- One Health
- Porto Seguro
- SulAmérica
- Unimed
Para maiores informações entre em contato.