Psicoterapia Individual para Idosos

Embora o envelhecimento se trate de um processo natural e contínuo a todos os seres humanos, grande parte das representações sociais sobre a velhice apresentam atribuições negativas a esta idade, mantendo discursos onde o idoso não possui desejo sexual, é frágil, infantil e dependente. Entretanto, como em outras etapas da vida, a velhice é um tempo de transição e transformações em que estão presentes os riscos e oportunidades para o desenvolvimento de si mesmo. 

 

No espaço terapêutico poderão ser trabalhados temas relacionados com a compreensão e elaboração de medos e angústias, o desenvolvimento e adaptação às mudanças na idade adulta avançada, elaboração do luto relacionado às perdas decorrentes das transformações nos papéis sociais e familiares, entre outros.

 

A psicoterapia possui fundamentalmente a finalidade de desenvolvimento criativo que mobiliza o indivíduo para questões que transcendem as situações imediatas do processo de envelhecimento, possibilitando a melhora da qualidade de vida dos idosos. Neste sentido, a psicoterapia também auxilia na revisão das vivencias e trabalho das memórias da pessoa, podendo ressignificar e atualizar sua vida de forma a abrir a possibilidade de traçar planos para o futuro.

 

Duração da consulta: 50 minutos